>
Walter dos Santos é entrevistado por Roberto Samuel no Programa Tribuna Livre
06/04/2022
Assista à entrevista de Walter dos Santos concedida no dia 05 de abril, ao programa Tribuna Livre, apresentado pelo jornalista Roberto Samuel.
Walter falou sobre o papel do sindicato durante a pandemia e o suporte jurídico que foi dado à categoria, sobre o risco a que os comerciários foram submetidos, por serem a linha de frente no pior período.
O presidente do Sincomerciários de Guarulhos alertou que a mão de obra qualificada está em falta no mercado, até porque, em razão da pandemia, muitos mudaram de setor ou abriram o próprio negócio.
Walter falou que a Sede Campestre está renovada e aberta, esperando os comerciários.
Sobre a grande festa em homenagem à categoria, que era realizada anualmente com a distribuição de prêmios, churrasco e chope à vontade, ele anunciou que, após dois anos de interrupção em razão da proibição imposta pelo governo por causa da Covid, será retomada neste ano.
Sobre o momento político atual, disse que é muito difícil, que a perspectiva do Brasil não é animadora, mas que já atravessamos períodos muito complicados, como a ditadura, e que os comerciários superaram, por isso, segundo ele, venha quem vier, Bolsonaro, Lula, Moro, Ciro, os comerciários irão encarar e passar por qualquer dificuldade. Segundo Walter, pode vir até uma guerra, que o comerciário vende o canhão para um atirar e o escudo e o radar para o outro se defender.
Ele lembrou de Charles Darwin e, comparando a superação dos comerciários nas dificuldades à teoria da evolução, destacou: “não é o melhor, nem o mais inteligente que sobrevive, mas aquele que melhor se adapta às mudanças”.
Sobre a sindicalização, disse que os comerciários precisam se associar e que podem visitar a sede campestre e lá mesmo podem fazer isso.
Ao final, agradeceu por ser recebido mais uma vez por Roberto Samuel e desejou sucesso ao entrevistado seguinte da noite, Josinaldo Cabeça, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.
Assista à entrevista clicando AQUI.
Voltar