26º Congresso Sindical Comerciário vai discutir sindicalismo pós-reforma trabalhista

primi sui motori con e-max

Walter dos Santos, presidente do Sincomerciários de Guarulhos é o coordenador executivo do 26º Congresso Sindical Comerciário "Sindicalismo Pós-reforma Trabalhista: Reagir, Resistir, Reorganizar", ao lado dos ilustres companheiros Luiz Carlos Motta, na presidência e de Valdecir Alves (Paraná), presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Presidente Prudente e Região, como subcoordenador.

Nos dias 28 e 29 de setembro, comerciários de todo o Estado de São Paulo vão lotar o auditório do Centro de Lazer da Fecomerciários, em Praia Grande, para discutir o tema central do 26º Congresso Sindical Comerciário: “Sindicalismo pós-reforma trabalhista - reagir, resistir, reorganizar”.

O tradicional congresso vai reunir palestrantes especialistas no tema, como o economista Antonio Corrêa de Lacerda, a consultora sindical Zilmara David Alencar, o líder sindical Lourival Figueiredo Mello, os jornalistas Audálio Dantas e Irineu Toleto, o advogado trabalhista Hermano Moura e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

No final do congresso comerciário 2017, como acontece em todas as edições, serão aprovadas importantes deliberações que nortearão as ações dos 71 sindicatos filiados à Federação junto à categoria em suas bases.

PROGRAMAÇÃO

28 de setembro, quinta-feira

9h00: Abertura

Palestras

10h30: Alternativas à crise brasileira.

Palestrante: Antonio Corrêa de Lacerda, consultor econômico, mestre em economia política.

11h15: Debates

11h30: A comunicação sindical como instrumento de luta e meio de agregação da categoria.

Palestrante: Audálio Dantas, jornalista, ex-deputado federal e ex-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

12h15: Debates

12h30: Almoço

14h30: A importância da atuação jurídica no combate aos efeitos da reforma trabalhista.

Palestrante: Hermano Moura, advogado trabalhista e assessor de diversos sindicatos; pós-graduado em direito do trabalho.

15h30: Efeitos da reforma trabalhista sobre os comerciários e a necessidade de se fortalecer as negociações coletivas.  

Palestrante: Lourival Figueiredo Mello, secretário-geral da CNTC e presidente da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC).

16h30: Reforma trabalhista e seus impactos nas relações de trabalho.

Palestrante: Dra. Zilmara David Alencar, consultora jurídica do Diap, assessora jurídica de entidades sindicais, ex-secretária de Relações do Trabalho e Emprego e ex-coordenadora-geral de Registro Sindical do Ministério do Trabalho.

29 de setembro, sexta-feira

Palestras

9h: Como posso ajudar a resistência sindical ante a “deforma” da Previdência. 

Palestrante: Arnaldo Faria de Sá, deputado federal.

10h30: Que futuro queremos?

Palestrante: Irineu Toleto, radialista (atualmente, na Rádio Transamérica) e jornalista, é um dos sócios fundadores do Clube da Voz, associação dos locutores comerciais de São Paulo.

ImprimirE-mail

sindicalizar

dentistadesistencia

Guarulhos

Rua Morvan Figueiredo, 65
7º andar - Centro - Gru
Cep.: 07090-010
Tel: (11) 2475-6565

Itaquaquecetuba

Rua Guilhermina Maria Conceição, 79
Centro - Itaquaquecetuba
Cep.: 08570-640
Tel.: (11) 4642-0381 / 4642-0792

CQC

Rua Cerqueira César, 236
Centro de Guarulhos
Tel.: (11)4378-8333

Facebook
Youtube